É bom estar com as pessoas que você se identifica, seja pelo que for, pelo estilo, pela música, pelo livro, pela arte...
No meu caso, como sou implantada e gosto muito, particularmente, de estar com
os implantados com nosso mundinho,pois assim entendemos através dos olhares, palavras,VOZ, gestos, labiais, sorrisos e SITUAÇÕES que nós passamos.
É inexplicável que eles se tornam meus gêmeos internos e quando olho para eles me vejo em cada espelho. Sim, com os surdos e deficientes auditivos também me sinto muito confortável até porque nada muda com implante ou sem, com libras ou sem, mudo ou oralizado, sempre somos marcados com a mesma origem: surdos. Claro que não sou contra os ouvintes, é realmente muito sem noção, pois convivo com eles diariamente com minha família, amigos, colegas e desconhecidos, mas tem muito desafio e esforço que temos ralar para estar com eles como, no meu caso, as conversas grupais.
Eu, Bianca, já passei por isso e cada dia que passa me dou melhor que o anterior, esforço diariamente nas conversas grupais na faculdade, em casa e na rua consequentemente meus neurônios querem explodir e daí vem a dorzinha de cabeça de sempre, acabo vazando dali. Óbvio, graças ao I.C. (Implante coclear), que algumas consigo acompanhar com mais tranquilidade, mas sem esquecer, que isso é realizado com muitos esforços treinados na terapia fonoaudiólogica! E agora, na parte deles nem se esforçam nem um pouquinho com nós, né. A gente pergunta “o que está falando ¿”, “ o que¿” , “ o que foi¿”, perguntas irritantes que são fáceis de ficarem impacientes conosco. Poxa, é injusto! Mais um ponto para minha teoria, que é mais gostoso ficar pertinho das pessoas que entendem você e a melhor parte, não ignoram você!
E graças a deus, consigo falar no telefone e celular, pelo menos. Mas nem todas as pessoas consigo entender, mas isso é possível e vou conseguir. E é engraçado que quando não os entendo (geralmente são pessoas que não estou acostumada com a voz que ainda não foi processada com frequência na minha mente) eu sinto frustração e impaciência, peço a eles me mandarem SMS. Com isso também tenho outra reclamação, CELULAR, atualmente utilizo celular com dois chips, ás vezes não consigo entender nada e as vozes são indecifráveis, infelizmente, não lembro qual era a marca que usava antes (que foi roubada) era compatível com meu aparelho fredoom que conseguia ouvir perfeitamente.
Bom, para outros que já passaram situações desagradáveis e piores do que o meu caso, é preciso dizer uma coisa aqui para todos: podem desabafar, criticar, comentar, aconselhar, refletir... em anônimo ou não sobre a dificuldade se relacionar com outro que é diferente de você! Para podermos compartilhar, trocar experiências, idéias, consolos...
( Para os implantados, digam qual é a melhor operadora e marca do celular , por favor.)
Aiii amei ! exatamente como eu sinto ! *.* hehe continue assim ! = D beijos e te amo.
ResponderExcluirNossa... que hiper-super-legal!
ResponderExcluirMuito massa ...rsrs!
Ah.. ja passei por isso affs!
To muito ansioso em postar mais commets :D.. beijos!
Que texto ótimo, Bianca. Continue assim, esforçando e batalhando. Eu também já passei por isso, alias, até hoje que eu estou passando. Mas faz parte. É isso ae, querida. =) By: Anna Clara.
ResponderExcluirOi, Bianca, muito bom texto! Eu ainda tô sem IC, esperando pela cirurgia... Se vc implantada ainda sofre, imagina eu, sem IC, aparelho, pois a minha perda auditiva foi severa. Mas, nada como um dia atrás do outro: a vida é um verdadeiro aprendizado e temos que lutar e tentar vencer as adversidades... Beijos. Janise
ResponderExcluirBoa tarde para todos!
ResponderExcluirBianca, li seu blog e achei interesssante, principalmente pela sinceridade de sua opinião formada sobre como somos tratados pelos ouvintes normais. É assim mesmo, são raros os meus contatos que fazem um esforço para entenderem e atenderem minha necessidade especial, como falar de frente pra mim, se colocarem, quando em grupos, em posição que me facilitem o entendimento das conversas, etc...
No telefone, passo pelas mesmas condiçoes que você citou. Também gostaria de saber se existe e qual marca/modelo de CELULAR mais compatível com IC, que no meu caso é o Nucleus 22. ESPrit 3G.
Abraço a todos!
Oi, Bianca. Realmente eles, os ouvintes, não se esforçam e acham que estamos pedindo demais, que estamos "de frescura". Triste, né? Agora queria ver como eles ficariam se ficassem surdos de repente... ficariam tão desesperados e nos entenderiam. E só nós podemos ajudá-los a lidar com isso.
ResponderExcluirBjs
Bianca, aqui é a Carol do facebook! Creio que a melhor operadora pra nós é a Tim pois o torpedo tem um preço bem em conta. O serviço é ilimitado a 0,50 centavos por dia!
ResponderExcluirAdorei o seu post.. Realmente comecei a me sentir assim depois que a Lak criou o grupo no facebook. Eu vi que eu não estou sozinha! É muito bom sentir parte de alguma coisa semelhante a você. Porque eu não me sentia integrada ao mundo de uma forma cem por cento, todos ao meu redor são ouvintes, e eu, surda oralizada, não me sentia participante cem por cento ativa desse mundo. Mas também não era parte do mundo dos sinalizados, as minhas experiências eram muito diferentes da deles. Então, agora achei a minha parte, como você falou no post, nossos gêmeos internos! Embora ainda não conheça nenhum surdo oralizado " ao vivo", só na internet, é muito bom saber que não estou sozinha! :D
Bia minha amigona!
ResponderExcluirCada vez que leio os seus textos no seu blog, mas eu fico admirado por você! Está muito lindo, continue expressando suas ideias e pensamentos!
Sou ouvinte e você sabe que eu procuro sempre falar devagar, pra vocês entenderem. Não é necessário ficar gritando igual loucos, hahaha e amo libras! É fantástico, sei o alfabeto completo e alguns sinais.
Bia, a claro e atim estão com promoções boas, as duas tem torpedos ilimitados por dia, por apenas 0.50 centavos e tem promoção também pra ligações, a minha operadora é claro e gosto muito. :)
Continue postando textos nesse seu blog lindo e inspirador! Te adoro amiga do meu coração! Saudades demais!
Gente, nunca tinha parado pra pensar nisso prima!
ResponderExcluirAgora com a dificuldade auditiva da minha avó tenho atentado mais pra isso, pq ela me diz que realmente sente muita dificuldade em conversas grupais, não consegue entender nada!
Quanto ao celular hauahue...era pra vc lembrar da marca neh! Sendo a marca tão ótima vc devia ter anotado e emoldurado no quarto! hauhaue...mas dps vc descobre outra marca q te ajude!
Bjoo!
Ps: vc tah escrevendo bem melhor!